Páginas

quarta-feira, janeiro 22, 2020

Introdução ao Clip Studio Paint


Experimentei vários softwares no passado que pudessem ser compatíveis com o meu estilo de traço natural (dinámico e fluído). O que eu procurava era um software que emulava a sensação de estar a desenhar no papel de modo natural, neste caso para o traço a preto ... Eu descobri este programa em 2008, chamava-se na altura Manga Studio e era a versão 3.0.
Excelente!!


 
O que me surpreendeu logo e o que me fez ficar logo agarrado foram as ferramentas para o traço a tinta preta (para o inking) e sobretudo a função de rotação da página em tempo real!! Nunca tinha encontrado essa função em nenhum outro software até à data e era exactamente aquilo que procurava. Essa função emula muito bem o modo natural de rodar a folha de papel enquanto se desenha e tudo sem lags. Diga-se de passagem que o software é leve e estável e nunca experimentei nenhum crash (na altura usava um velho winXP).
As ferramentas para o inking o mesmo: sem lags, traço limpo e suave com a possibilidade estabilizar o traço através da ferramenta [Line stabilization], espessura da linha conforme a pressão da caneta e a possibilidade de desenhar tanto em camada raster como vector. Maravilha!!


  Actualmente o software é comercializado sob o nome de Clip Studio Paint e vem em duas versões: Pro e Ex. A principal diferença entre os dois tirando o preço (45€ o Pro e 198€ o Ex), é que este último permite gerir múltiplas páginas de BD num só documento, produzir animações longas e possuir funcionalidades extras para produção, apresentação, publicação e impressão profissional de BD. A versão Pro só permite animação até 24 frames, mas isto não nos interessa muito aqui. Para quem pretende desenhar, produzir banda desenhada, criar ilustações e pintar, a versão Pro chega e sobra.

O CSP traz vários pinceís: aquarelas, óleos, tinta da ''China'', marcadores, lápis, pastel, aerógrafo, que funcionam de forma bastante natural e são todos facilmente personalizaveis.
Uma das melhores funções são as chamadas camadas de referência que permitem seleccionar rapidamente diferentes partes do desenho para aplicar cores de base (flats). As diversas réguas para perspectiva, simetria, linhas de acção, etc... também são muito prácticas. O CSP permite criar paineis para páginas de BD e balões de diálogo de forma intuitiva através de ferramentas concebidas especialmente para esse efeito.
Entrarei mais em detalhe sobre essas funções e outras mais à frente com os tutoriais.

Resumindo e concluindo este é o software para desenho, ilustração, BD e pintura... ponto final.
Pela qualidade e por este preço o CSP bate qualquer software de longe.
Ora, de 0 a 10 dou 9 pontos porque o programa não tira imperiais nem bicas.

Até à próxima . . .


Sem comentários: