Páginas

domingo, setembro 07, 2008

Tutorial BD

Balões de diálogo.
Vou mostrar-vos como se faz balões de diálogo com o Inkscape, que é um software livre, de edição vectorial tipo corel, freehand, illustrator...

Para começar, vou abrir um scan de uma vinheta com o Inkscape:



Adicionar uma camada 'layer' para o balão de diálogo:



Agora vou usar agora a ferramenta círculos/ellipses... para criar o balão e ajustá-lo (a ellipse pode ser movida para qualquer sítio e através das setazinhas à volta é possível aumentar o tamanho, esticá-la, etc...):



Vou ajustar a espessura do traço do balão....:



Para criar a "cauda" do balão vou converter primeiro a elipse em curvas e adicionar mais 3 nós com a ferramenta de edição de nós. Basta um duplo clique para adicionar um nó à elipse...:



Vou puxar o nó central para o sítio pretendido...:



Vou ajustar as curvas da cauda seleccionando primeiro os 3 nós (1) com a tal ferramenta (edição de nós) e transformá-los em cantos (2). Depois é só dar a forma desejada:

Para caudas mais complexas como a que está a lápis, basta adicionar mais uns nós...

Por fim:


Como podem ver, até é bastante simples! Inté!!

7 comentários:

Bel disse...

Boa iniciativa e bom tutorial :)
Continua!

Johnny disse...

Obrigado!

Cão Sarnento disse...

É um bom tutorial. Pessoalmente, uso o Photoshop para fazer balonagem (apesar de muitos afirmarem que é horrível para este tipo de trabalho). Como se chama a font que usaste no tutorial? Se for gratuita, onde posso arranjá-la?

Johnny disse...

A fonte usada é a Laffayette Comic Pro, é free e podes arranja-la no dafont.com.;)

João Rosa disse...

Obrigado pelo tutorial, deu-me jeito :)

Johnny disse...

Ainda bem que ajudou!
Saudações!!

Geraldes Lino disse...

A ideia é bem interessante, e o método bastante imaginativo. Uma forma prática de fazer balões de BD, e inserir neles as rsepctivas legendas.

Apenas discordo do termo "balonagem", que não existe no português de Portugal. No nosso português, os vocábulos que existem,e bem antigos, são os seguintes: "legenda", "legendar", "legendagem". Porquê copiar os brasileiros?
Saudações.